segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Melhorando audiência utilizando técnicas de SEO

Um dos grandes diferenciais para qualquer site nos “tempos de hoje” é quão fácil o seu site é encontrado pelos usuários na Internet, traduzindo para o popular: quão fácil o Google consegue indexar o conteúdo do seu site e torná-lo disponível para os usuários, porém muito se discute sobre técnicas de SEO e pouco se mostra na prática, tentarei mostrar aqui um pouco sobre o que aprendi sobre SEO e técnicas que ajudam os buscadores a indexar mais facilmente o seu site.

Segue abaixo um checklist dos itens mais importantes e relevantes para um site ter para ser indexado facilmente pelos buscadores.

Url: Deve ser a mais objetiva e curta possível, é um dos itens mais “Hot” para que o buscador indexe facilmente. Um bom exemplo de uma url para um produto de informática poderia ser: “http://informaticaprodutos.com.br/produtos/perifericos/mouse”. Portanto nada urls do tipo: “?id=12345”, tente tornar a url “mais amigável” possível. Quando utilizar palavras compostas separe-as sempre por hífen ex: “http://informaticaprodutos.com.br/produtos/diversos/capa-de-impressora”.

Título da página (TITLE): O título assim como a url possível deve ser o mais curto e objetivo possível, ele deve descrever cada página do seu site, portanto nunca repita o mesmo título em todas as páginas, pois isso afeta a “indexação” do seu site, um exemplo de bons títulos de páginas poderia ser: PRODUTOS – INFORMÁTICA NOW, SEVIÇOS – INFORMÁTICA NOW e deve ser de no máximo 60 caracteres.

Palavras chave (KEYWORDS): Também um dos itens mais importantes para melhoria de SEO. A inserção de “palavras chave” dentro da tag Meta contribui e muito para a indexação do site pelos buscadores. Ex: <meta name="KeyWords" content="google, seo, website ranking, factors, search engine optimization">.
Obs: Cada palavra deve conter de 10 a 60 caracteres e não deve conter caracteres especiais.

Descrição (Description): Também um atributo da tag Meta deve conter uma descrição objetiva do site, deve conter no máximo 200 caracteres.

Subtítulos (H1, H2, H3) : Também um dos itens “Hot” para os buscadores, o site deve conter subtítulos no formato de tags H que são muito relevantes para os navegadores.

Links internos: Links no site que apontem para o mesmo site para conteúdos diferentes também podem ajudar muito na indexação do conteúdo pelos buscadores.

Links externos: Para que o site seja relevante para o buscador deve haver também links em outros sites que direcionem para o seu, aumentando assim a sua importância e relevância nas buscas. Por isso vale muito à pena investir em fóruns e outros blogs.

Existe também ferramentas que auxiliam muito para avaliar e otimizar SEO do seu site segue ai alguns serviços disponibilizados pelo Google:

http://google.com/webmasters/tools

http://www.google.com/insights/search/

http://www.sitemapbuilder.net

Referências:

http://www.vaughns-1-pagers.com/internet/google-ranking-factors.htm

http://www.seocompany.ca/seo/seo-techniques.html


http://www.google.com/support/webmasters/bin/answer.py?hl=en&answer=35291


http://www.criarweb.com/artigos/top-10-tecnicas-seo.html


BlogBlogs.Com.Br